Psicologia & Orientação Vocacional

O Colégio Floresta realiza todos os anos, o Projeto de Orientação Vocacional para os alunos do Ensino médio, desenvolvido pela psicóloga Drª Maria Cristina M. Mariana.

Este projeto leva os jovens a refletirem sobre suas escolhas, buscando através do autoconhecimento, aliar interesse e satisfação pessoal com suas potencialidades. Para qualquer escolha profissional, é necessário vocação e aptidão para um bom desempenho no campo de trabalho.

O trabalho é realizado em várias sessões, com dinâmicas, técnicas psicológicas e testes e no final é apresentada a análise devolutiva individualmente, onde cada aluno recebe a orientação adequada.

Vestibulares:

Como a psicologia pode ajudar?

Muitas vezes a escolha de uma profissão não é tão fácil, por ser um momento de muitas mudanças na vida do jovem.

Ele pode não estar preparado e amadurecido o suficiente para tal decisão. Além das cobranças internas que o próprio jovem se impõe, é preciso saber lidar com as cobranças externas: de pais, professores e da sociedade.

São várias as questões que os preocupam neste momento:

  • não decepcionar os pais, a família e todos que estão acreditando nele.
  • não dar gastos demasiado para a família;
  • conseguir entrar numa universidade pública;
  • as dúvidas e incertezas entre a profissão que mais gosta, e outra que poderá lhe trazer maior reconhecimento e recursos financeiros;
  • medo de perder os atuais amigos.

Estas, e muitas outras preocupações, se não resolvidas, podem transformar em agentes desencadeadores de ansiedade e estresse. Pais e professores devem compreender e procurar, não agravando ainda mais os conflitos e não influenciando nas escolhas.

Existem casos, onde o jovem quer seguir uma determinada carreira, mas os pais não aceitam, querendo fazer a escolha por ele. Em outros casos, faz a escolha pautada na admiração que tem pelo professor proferido no curso da moda, se arrependendo mais tarde.

Toda escolha deve fazer parte de um processo de amadurecimento, onde devem ser analisados todos os fatores envolvidos, é aí que entra a psicologia, para dar apoio e orientação importante que o jovem entre em contato com o seu "eu interior" e reflita, pois em momentos de estresse, é preciso acalmar a mente e desacelerar os pensamentos.

Técnicas de relaxamento, meditação, prática de esportes, alimentação saudável e qualidade no sono, contribuem pra o equilíbrio emocional tão necessário em época de vestibulares.


Palestra com a psicóloga Dra. Maria Cristina M. Mariana

Temas: "A Educação nos dias de hoje; o grande desafio." e "A difícil tarefa de educar."
Image

Educação Infantil

Uma real e saudável parceria educacional liga as famílias à equipe do Colégio Floresta.

Image

Ensino Fundamental

Veja como o Colégio Floresta emprega alto conceito de ensino, para proporcinar a evolução dos jovens alunos no caminho do seu sucesso.

Image

Ensino Médio

É nesta etapa dos estudos que os alunos do Colégio Floresta observam a relevância de uma parceria forte.

Galeria Floresta

Fotos do Projeto de Orientação Vocacional no Colégio Floresta.

Veja esta atividade, clique aqui!